quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Lamarck, teclados e videogame


Vejo seres humanos com dedos enormes, pernas atrofiadas, olhos esbugalhados. Graças ao excesso de informações da atualidade, computador, trabalho e videogame. Uma combinação perigosa se Lamarck estivesse certo.

Os problemas pulmonares não existem, pois as pessoas que vivem em cidades fabricam anticorpos rapidamente, passando-os geneticamente aos seus filhos. Não existem vacinas ou coisas do tipo. Todos estão imunes, graças ao aperfeiçoamento conseguido através de gerações.

Talvez, com alguma sorte, os árduos anos de estudo servem pra capacitar nosso cérebro para receber muito mais informações, e nossa memória breve é estendida cada vez mais. Dessa forma, cada geração fica hábil a captar milhares de informações, formando uma escala logarítmica.

Quanto ao trabalho, parece-me que somos muito mais dispostos para realizar nossas obrigações. E muito mais rápidos e eficazes. Essa parte até parece boa, até pensar na competição: têm leis e punições severas à aqueles que trabalham antes dos 18 anos - que são facilmente descartados por pessoas de 30 ou 40 anos. Mesmo sendo rápidos e eficazes, não nos livra o tempo - para girar a demanda da população, seguir a tecnologia e fazer a máquina do excesso de informação funcionar, é necessário trabalhar para descobrir mais coisas e aumentar a quantidade de informação.

Nossos dedos modificados são muito mais ágeis graças ao videogame, fazendo com que um garoto de 15 anos seja capaz de fazer uma toalha de crochê, de 5mx5m, em 17 minutos. Os videogames estão cada vez mais difíceis, mais rápidos, acelerando a evolução.


Orgulhosamente estou nesse barco, mas saindo do devaneio eu penso "Lamarck, ainda bem que você estava errado".

Um comentário:

Rafael Bento da Silva Soares disse...

Vc foi citado num carnaval de blogs!!! parabens!

http://transferenciahorizontal.blogspot.com/2008/03/viva-lamark.html